Traçando um Plano Financeiro

O que é um plano financeiro?

Você pretende trocar seu veículo? Fazer uma viagem? Juntar dinheiro para adquirir um bem? Se você não nasceu em “berço de ouro”, não tem dinheiro sobrando, não é ganhador de nenhuma loteria, provavelmente você terá que traçar um planejamento financeiro para alcançar sua meta. Plano financeiro nada mais é do que o caminho que você traça, as estratégias que elabora, para atingir um objetivo financeiro.

Trace claramente seu objetivo.

Um bom e claro planejamento tem que ter um objetivo final muito bem específico. No momento que você descobre qual é a sua meta, é hora de começar a traçar seu planejamento para atingir o objetivo. Quanto você tem que acumular por mês para comprar uma Harley Davidson e em quantos meses você conseguirá fazer isso? Qual é a quantia que será reservada para que você possa economizar sem afetar suas necessidades fixas e básicas como alimentação, moradia, transporte etc?

Transcreva suas despesas e seus lucros.

Parece que não funciona e que é totalmente desnecessário não é mesmo? Eu também pensava assim: “não preciso colocar no papel, sei administrar tudo o que recebo e gasto, até porque não é muito”. Mas você precisa ter em mente que o que hoje “não é muito” nunca crescerá se não for muito bem administrado, e para uma perfeita administração, você tem que “colocar no papel” tudo o que você ganha (salário, extras, benefícios, caixa 2 “risos”) e tudo o que você tem de despesa. Para isso você pode usar essa planilha que separei para você leitor:

PLANILHA ORÇAMENTO FINANCEIRO


Essa é uma planilha para iniciantes, oferecida pela BM&F Bovespa e atende muito bem mesmo quem não tem grandes experiências com o Excel. Espero que faça bom proveito e que logo possa migrar para outros modelos de planilhas mais avançadas que postarei.

Definindo o planejamento.

Após saber detalhadamente quais são as suas rendas e despesas mensais você precisará criar as metas de gastos. Defina muito bem quais são seus gastos essenciais, suas prioridades financeiras e suas despesas de estilo de vida, neste último, não precisa mudar radicalmente, mas alguns cortes ajudam e muito na hora de economizar. Neste momento, honestidade consigo mesmo é uma chave importante: Aquele Happy-Hour de quinta-feira, levado a Serramaltes trincando num balde é mesmo essencial? Podemos cortar? Se não podemos cortar, que tal substituir as Serramaltes por simples Brahmas? O ambiente continuará sendo agradável e no final das contas alguns significativos reais serão economizados.0 importante é você ter claramente em sua mente que precisa economizar, e para isso, alguns sacrifícios são necessários.

Sua vida financeira e sua saúde.

Você sabia que pessoas com problemas financeiros tendem a ter mais problemas de saúde?
Uma pesquisa da PWC (2013) sobre a relação dos indivíduos com dinheiro mostra que 23% dos funcionários dedicam algum tempo durante o expediente pensando sobre seus problemas financeiros, o que diminui sua produtividade.
Outra pesquisa americana, da PFEEF (2012), traz as implicações do estresse financeiro para a saúde: 29% das pessoas que têm problemas financeiros sofrem de ansiedade aguda e 23% tiveram depressão profunda, ambos contra 4% das pessoas que têm o orçamento organizado.
Outro dado relevante é que 44% de pessoas com problemas com o dinheiro sofrem de enxaqueca ou outras dores de cabeça contra 15% dos indivíduos que possuem as contas em dia; e 27% tiveram úlceras ou outro problema no aparelho digestivo, contra 8% dos planejados financeiramente.


20141030-dinheirama-estresse-problemas-financeiros-e1414690385305

Publicado em 19 de outubro de 2015 em Finanças

Compartilhe essa publicação

Sobre o autor

Cleiton Rodrigues é analista e desenvolvedor de sistemas pelo IFSP. Micro empreendedor individual. Profissional de T.I. desde 2001. Proprietário da I.T. Solutions Info & Web. Mantém o blog da I.T. Solutions com muita dedicação e acredita que as dicas aqui publicadas podem ajudar os leitores de alguma forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com